As melhores técnicas cirúrgicas para a correção da catarata com lentes premium

Postado em: 10/07/2023

lentes premium

A catarata ocorre quando o cristalino, lente natural do olho, perde sua transparência. Sua causa principal é o envelhecimento, ou seja, mais dia menos dia irá acontecer com todo mundo.

No início, ela não incomoda e nem é percebida pelo paciente. Porém, em um determinado ponto, a opacidade começa a prejudicar a visão. Fica mais difícil ler em ambientes escuros e dirigir à noite. As cores ficam apagadas e os contrastes menos perceptíveis. Algumas pessoas relatam visão dupla e tropeções e quedas aumentam.

Durante a consulta, o oftalmologista detecta a baixa de visão e observa a presença da opacidade do cristalino. O diagnóstico de catarata está feito e surge a dúvida, será que está na hora de operar?

O momento certo para operar a catarata

  • Quando a catarata prejudica a visão do paciente;
  • Quando interfere nas atividades diárias, trabalho e qualidade de vida;
  • Em casos de catarata inicial ou densa (madura), sendo avaliada a gravidade do quadro;
  • Para pacientes com glaucoma, a cirurgia pode auxiliar no controle da pressão ocular elevada;
  • Quando a catarata dificulta o exame do fundo do olho, especialmente em casos de doenças como degeneração macular e retinopatia diabética;
  • Para casos iniciais, é possível ajustar o grau dos óculos e adiar a cirurgia, conforme avaliação médica. 

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local e sedação leve. Não há necessidade de internação e o paciente pode retornar para a sua casa algumas horas após a cirurgia.

A técnica utilizada atualmente é a facoemulsificação e estes são os passos do procedimento:

Incisão na córnea: com um bisturi oftalmologico, o cirurgião(ã) faz uma abertura na córnea de mais ou menos 2 mm, por onde introduz os instrumentais usados na cirurgia;

Capsulorrexe: abertura da cápsula do cristalino para acessar a catarata;

Facoemulsificação: por meio de um equipamento especial, o cirurgião quebra a catarata em pedaços menores e os aspira;

Implante da lente: a lente intraocular é implantada dentro da cápsula para maior estabilidade e precisão nos resultados.

Não é necessário suturar a incisão, devido ao seu tamanho pequeno. Um curativo é colocado no olho operado para protegê-lo nas primeiras horas após a cirurgia.

Lentes intraoculares premium

Atualmente, existem várias lentes de tecnologia avançada, desenvolvidas para corrigir os astigmatismos maiores e até a presbiopia (vista cansada). Elas são chamadas de lentes premium.

As mais utilizadas são:

Lentes tóricas: um paciente portador de astigmatismo acima de 1,00 “grau” e que não deseja usar óculos para longe após a cirurgia pode optar por uma lente intraocular tórica. Ele posteriormente irá necessitar apenas de óculos para leitura.

Lentes multifocais e tóricas multifocais: têm o objetivo de corrigir o grau de longe, incluindo astigmatismo, e o de perto, possibilitando que o paciente não use mais óculos após a cirurgia. É importante lembrar que o grau das lentes é calculado com base nos exames pré-operatórios e em cálculos matemáticos. O resultado final pode não ser exato, pois está sujeito a variações individuais, como a cicatrização.

Existe cirurgia de catarata a laser?

Não existe cirurgia de catarata totalmente à laser. O que temos é o femtosegundo, um laser utilizado para realizar alguns passos da cirurgia: a incisão corneana, a abertura da cápsula do cristalino (capsulorrexe) e a fragmentação inicial do núcleo. O laser pode ser utilizado durante o procedimento para corrigir astigmatismo através de pequenas incisões adicionais na córnea, em locais específicos.

Mesmo com a utilização do laser femtosegundo, as outras etapas da cirurgia são realizadas através da facoemulsificação convencional. Com o laser consegue-se maior uniformidade nas incisões, porém, em relação ao resultado final, não há diferenças na taxa de sucesso da cirurgia com e sem o laser.

Você precisa realizar uma cirurgia de catarata? A Dra. Medéia Coradini é médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração. Agende sua consulta!

Leia também:

Dra. Medéia Coradini participa do 47º Congresso da SBRV – Retina 2023

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.