Como a neuroftalmologia pode ser usada para monitorar a progressão de doenças neurológicas que afetam a visão?

Postado em: 24/07/2023

neuroftalmologia

O Neuroftalmologia trata dos problemas visuais relacionados ao sistema nervoso central, ou seja, problemas que envolvem a visão e não tem origem no olho propriamente dito e sim no Sistema Nervoso Central (SNC), que é formado pelo encéfalo e medula espinhal.

Perda de campo visual, queda da pálpebra, obscurecimento da visão e dor ocular são alterações que podem estar relacionados a condições neuroftalmológicas.

Diversas doenças neurológicas podem se manifestar através de sinais e sintomas oftalmológicos. Entre algumas manifestações clínicas comumente abordadas, podemos citar:

  • Distúrbios de perda de campo visual;
  • Perda de visão inexplicada;
  • Perda de visão temporária;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Neurite óptica (inflamação do nervo óptico);
  • Neuropatia isquêmica (alteração da função do nervo óptico decorrente da mudança em sua circulação sanguínea);
  • Alterações no tamanho da pupila (anisocoria);
  • Alterações na movimentação ocular (nistagmo);
  • Baixa de visão não justificada por um exame oftalmológico normal;
  • Doenças sistêmicas relacionadas aos olhos, como os distúrbios de tireoide, da glândula hipófise, associados a doenças reumatológicas;
  • Cefaleia e enxaqueca: condições que podem ser acompanhadas de sintomas visuais;
  • Tumores orbitais e intracranianos: tumores que afetam os olhos ou o cérebro e podem afetar a visão.

Monitoramento de doenças neurológicas que afetam a visão

As doenças neurológicas que prejudicam a visão devem ser rapidamente diagnosticadas, monitoradas e tratadas, já que muitas vezes levam à perda irreversível da capacidade visual.

Para o correto diagnóstico, o neuroftalmologista realiza o exame médico, que inclui além do exame oftalmológico convencional (incluindo visão, pressão ocular e fundo do olho), o exame das pupilas, movimento ocular, dinâmica palpebral, sensibilidade e musculatura da face.

No exame neuroftalmológico, a avaliação de exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, desempenha um papel fundamental. Essas ferramentas diagnósticas permitem uma análise minuciosa das estruturas oculares e do sistema nervoso central, possibilitando a identificação precisa de alterações e doenças que afetam a visão. Além disso, os resultados desses exames são cruciais para o acompanhamento médico contínuo, permitindo que o profissional monitore a evolução do quadro clínico e ajuste o tratamento conforme necessário.

Como funciona a relação entre o aparato visual e o sistema nervoso?

O sistema nervoso tem um papel fundamental na visão, já que é responsável por receber e processar informações visuais que são captadas pelos olhos. Quando a luz entra no olho, ela é focada pela córnea e pela lente para formar uma imagem na retina, que é um tecido sensível à luz localizado na parte de trás do olho.

A retina contém células chamadas fotorreceptoras, que são sensíveis à luz e convertem a energia luminosa em sinais elétricos. Esses sinais são transmitidos por meio de neurônios da retina para o nervo óptico, que carrega as informações visuais para o cérebro.

No cérebro, as informações visuais são processadas em áreas especializadas, como o córtex visual primário, que interpreta a informação visual e cria a nossa percepção do mundo ao nosso redor.

Além disso, o sistema nervoso é responsável por controlar os movimentos dos músculos dos olhos, permitindo que os olhos se movam rapidamente para acompanhar objetos em movimento e se concentrem em pontos específicos no campo visual. 

Conclusão

Através da Neuroftalmologia, é possível entender a complexa relação entre a visão e as estruturas cerebrais, permitindo identificar e monitorar doenças neurológicas que afetam diretamente a visão. Ao agendar uma consulta com um neuroftalmologista, você se coloca no caminho para uma compreensão mais profunda de sua saúde visual e neurológica, e permite que profissionais altamente qualificados ofereçam um cuidado personalizado e abrangente para o seu bem-estar.

A Dra. Medéia Coradini é médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração. Clique aqui e marque seu horário!

Leia também:

Como o envelhecimento afeta a saúde ocular e o que os pacientes podem fazer para manter a visão saudável na terceira idade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.