Pós-operatório de catarata: 7 coisas que você deve saber
Postado em: 14/08/2023
Depois de se submeter a uma Cirurgia de Catarata, é fundamental dar atenção e tomar os cuidados necessários para a recuperação.
Mesmo sendo um procedimento considerado seguro e de baixo risco, ele ainda é uma cirurgia, o que exige precauções específicas após a sua realização.
A cirurgia de catarata é o único método eficaz para tratar a condição ocular, que é considerada a principal causa de cegueira reversível no mundo.
Por isso, ela é altamente recomendada aos pacientes afetados, para que possam recuperar sua visão e, consequentemente, sua qualidade de vida.
Não é mais necessário ficar em repouso absoluto ou usar tampão por vários dias, como antigamente. Mas não é por isso que o paciente vai cometer “abusos” após a cirurgia de catarata.
Sua visão deve estar completamente recuperada da cirurgia em cerca de um mês, no entanto, é recomendável que você siga as orientações do seu médico para determinar a conclusão da recuperação.
Abaixo, confira os seis cuidados mais comuns que devem ser aplicados após a cirurgia de catarata.
- Fazer uso dos colírios corretamente
Após a cirurgia de catarata, o oftalmologista prescreverá colírios antibióticos e anti-inflamatórios para o olho operado. É importante seguir rigorosamente os horários indicados pelo médico para prevenir infecções e inflamações, especialmente nos primeiros dias do pós-operatório.
- Evitar esforço físico após a cirurgia
O paciente recém-operado de catarata deve evitar esforço e atividades físicas, não praticar esportes e não ir à academia até a orientação médica. Essas precauções ajudam a evitar riscos de contaminação e aumento da pressão ocular, e descolamento de retina, que podem acontecer após a intervenção cirúrgica.
- Usar adequadamente o protetor ocular
O protetor ocular pode ser usado depois da cirurgia na hora de dormir. Durante o banho ele não precisa ser usado, pois o paciente deve higienizar os olhos com sabonete neutro, para evitar infecção após a cirurgia.
- Evitar dormir do lado do olho operado
O paciente deve se lembrar de dormir do lado oposto ao olho operado, evitando pressão na região e um possível contato com o travesseiro. Este é um erro comum durante o período pós-cirúrgico de catarata.
- Fazer boa higienização das mãos
Você sabia que uma mão pode abrigar cerca de 150 tipos diferentes de bactérias? Além disso, o maior risco de insucesso de uma cirurgia de catarata é por meio de infecções que podem acontecer no pós-operatório.
Por isso, antes de pingar os colírios e fazer a higienização da área dos olhos, lembre-se sempre de lavar bem as mãos.
- Não deixar de ir aos retornos após a cirurgia
Por fim, é fundamental não negligenciar as consultas de retorno indicadas pelo oftalmologista, pois somente ele possui as orientações mais adequadas para direcionar situações específicas do pós-operatório.
Somente o médico está autorizado a dar alta ao paciente que passou pela cirurgia.
- Sintomas comuns depois da cirurgia de catarata
- Lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, inchaço nas pálpebras, olhos avermelhados e sensíveis à luz.
- Variação na tonalidade de cor dos objetos nos primeiros dias.
- Oscilação da visão: principalmente em pacientes que fizeram anteriormente cirurgia refrativa (PRK, LASIK, RK) podem apresentar um grau residual no pós-operatório ou oscilação da visão nos primeiros 6 meses até estabilidade córnea.
A Dra. Medéia Coradini é médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração.
Não adie mais sua qualidade de vida. Se você está lidando com a catarata, clique aqui e agende sua consulta hoje mesmo!
Leia também: