Cirurgia de catarata: quanto tempo dura? Tudo o que você precisa saber
Postado em: 18/09/2023
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, afetando cerca de 20 milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que 550 mil novos casos surgem anualmente.
A catarata é uma condição ocular que deixa a visão embaçada. O diagnóstico precoce é essencial, uma vez que a catarata se desenvolve de forma silenciosa. Consultas regulares ao oftalmologista desempenham um papel fundamental na prevenção dessa e de outras questões oculares.
A cirurgia da catarata é a cirurgia mais realizada no mundo, superando qualquer outro procedimento cirúrgico.
Quais são as causas?
A principal causa da catarata é o envelhecimento do cristalino, que afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos. A exposição ao sol sem proteção, com raios ultravioleta, também pode acelerar esse processo, associado a outros fatores externos.
Outros motivos incluem condições genéticas, infecções durante a gestação e traumas oculares, bem como o uso de certos medicamentos e diabetes.
Sintomas da catarata
Os sintomas da catarata não surgem nos estágios iniciais, fazendo com que as pessoas nem mesmo saibam que estão com esse problema. Os indícios aparecem de forma progressiva, com sinais leves a princípio. Por essa razão, a catarata é frequentemente subestimada e não percebida.
Confira alguns sinais característicos desta condição ocular:
- Visão embaçada ou turva;
- Sensibilidade à luz;
- Distorções na percepção das cores;
- Mudanças frequentes no grau dos óculos ou lentes de contato;
- Visão dupla;
- Dificuldade em enxergar com clareza;
- Dificuldades para realizar atividades diárias devido à baixa visão;
- Perda da visão.
Cirurgia de catarata
A cegueira provocada pela catarata é reversível. O único tratamento eficaz para reverter essa condição é o procedimento cirúrgico. A cirurgia é simples e rápida, com duração média de 10 a 20 minutos, e possui altas taxas de sucesso.
Durante a cirurgia de catarata, é aplicada anestesia local no paciente e sedação leve. O procedimento consiste em substituir o cristalino danificado por uma lente artificial personalizada, adaptada à curvatura da córnea do indivíduo. Além de restaurar a visão, essa lente pode corrigir diversos problemas de visão, como miopia.
Após a operação, é fundamental seguir as orientações médicas, que podem incluir a restrição de atividades físicas, dormir do lado do olho operado, não apertar ou coçar os olhos. O oftalmologista também pode prescrever colírios para prevenir possíveis inflamações após a cirurgia.
O que é facoemulsificação?
A facoemulsificação é a técnica de cirurgia de catarata mais utilizada pelos cirurgiões, por se tratar de um procedimento seguro, prático, de baixo risco e indolor.
Envolve o uso de uma caneta com uma ponteira que entra pela incisão e emulsifica a catarata, e aspira o cristalino opaco. Em seguida, uma nova lente é implantada. Essa lente pode ser personalizada para tratar outros problemas oculares, como miopia e hipermetropia.
Como funciona a cirurgia de catarata a laser?
A cirurgia de catarata a laser é um procedimento mais moderno que a facoemulsificação. A principal diferença está na forma de incisão. Enquanto na facoemulsificação o corte é feito com o auxílio de um bisturi, na cirurgia a laser, o próprio laser é o responsável pelo corte, o que oferece mais precisão.
Após a incisão, ambos os procedimentos são semelhantes, envolvendo a remoção do cristalino e a inserção da lente intraocular.
Em alguns casos, o corte a laser é seguido pelo mesmo processo de substituição da lente usado na facoemulsificação, com a caneta diluindo e aspirando o cristalino, seguido pela inserção da nova lente intraocular por meio de outra cânula.
Benefícios da cirurgia de catarata
Melhor acuidade visual: lentes intraoculares personalizadas proporcionam visão nítida em diversas distâncias, reduzindo a dependência de óculos pós-cirurgia.
Mapeamento preciso dos olhos: tecnologia avançada mapeia a estrutura ocular, auxiliando na escolha de lentes adequadas para cada paciente.
Correção de distúrbios visuais associados: além de tratar a catarata, é possível corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo durante a cirurgia, resultando em visão mais clara.
Menos riscos e recuperação rápida: a personalização reduz riscos cirúrgicos e promove uma recuperação mais rápida e confortável.
Está pronto para iniciar sua jornada em busca de uma visão mais nítida e livre da catarata? Marque uma consulta com a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração!