Diplopia: o que é, causas e sinais da visão dupla
Postado em: 23/10/2023
Diplopia, conhecida também como visão dupla, ocorre quando uma pessoa enxerga duas imagens em vez de uma. Para ver normalmente, seus olhos, os músculos que os movem, os nervos que enviam imagens ao cérebro e o cérebro precisam trabalhar juntos e em harmonia. Qualquer problema em uma dessas partes pode causar visão dupla.
A visão dupla costuma afetar um ou ambos os olhos. Pode se apresentar de forma horizontal (com imagens lado a lado) ou vertical (com uma imagem acima da outra).
Quando a origem é identificada, a diplopia geralmente pode ser corrigida. Para diagnóstico e tratamento adequados, pode ser necessário consultar um oftalmologista ou até mesmo um neurologista. Continue lendo este texto para obter informações detalhadas sobre as causas da visão dupla, sintomas e opções de tratamento. Descubra como lidar com essa condição oftalmológica!
Causas da diplopia
Uma série de condições pode desencadear visão dupla, tais como:
Visão dupla causada por problemas de córnea
A córnea é a camada transparente que cobre a parte frontal do olho. Sua principal função é focar a luz que entra no olho. Problemas na córnea distorcem sua superfície, o que pode criar visão dupla.
- Astigmatismo.
- Olhos secos.
- Infecções como herpes-zóster.
- Cicatrizes provocadas por lesão, doença ou infecção.
Visão dupla causada por problemas nas lentes
O cristalino do olho trabalha em conjunto com a córnea para focar a luz que entra na retina (parte posterior do olho). A lente está localizada atrás da pupila e altera sua forma para realizar o foco.
O problema mais comum do cristalino que pode resultar em visão dupla é a catarata, que torna o cristalino opaco devido ao envelhecimento.
Visão dupla causada por problemas musculares oculares
- Doença de Graves: doença da tireoide que afeta os músculos oculares e causa visão dupla vertical.
- Estrabismo: músculo ocular enfraquecido ou paralisado que impede o alinhamento adequado dos olhos.
Visão dupla causada por problemas nervosos
Certos nervos cranianos conectam o cérebro aos músculos oculares para controlar o movimento ocular. Algumas condições que podem afetar ou danificar esses nervos cranianos e causar visão dupla incluem:
- Diabetes: doença metabólica que afeta a capacidade do corpo de processar o açúcar no sangue e pode causar danos aos nervos.
- Síndrome de Guillain-Barré: é uma condição neurológica rara em que os primeiros sinais podem ocorrer nos olhos, provocando fraqueza muscular.
- Miastenia gravis: doença autoimune na qual o sistema imunológico ataca as junções neuromusculares envolvidas no movimento ocular.
- Esclerose múltipla: doença neurológica crônica que afeta o sistema nervoso central, e danifica os nervos que controlam o movimento dos olhos.
Visão dupla causada por problemas cerebrais
- Aneurisma cerebral.
- Tumor cerebral.
- Enxaqueca.
- Acidente Vascular Cerebral (AVC).
- Infecção ou trauma.
Diagnóstico
Se você apresenta diplopia monocular, provavelmente não será necessário realizar testes adicionais além do exame oftalmológico. No entanto, se você tem diplopia binocular, podem ser necessários exames de imagem, tais como:
- Ressonância magnética (RM).
- Tomografia computadorizada (TC).
- Exames de sangue.
Esses testes fornecerão uma imagem completa dos seus olhos e de outras áreas para ajudar o médico a identificar problemas nos ossos, cérebro ou coluna.
Tratamento
O tratamento da diplopia vai depender da causa e do tipo de visão dupla, que pode ser monocular ou binocular.
Para o astigmatismo, o tratamento pode incluir o uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa. A catarata pode ser tratada com cirurgia ou substituição da lente intraocular, se estiver causando a visão dupla. O olho seco pode ser gerenciado com colírios ou terapia de luz intensa pulsada.
A visão dupla binocular pode ser controlada com o uso de óculos, lentes de contato, injeção de toxina botulínica nos músculos oculares, uso de tampão ou cirurgia para corrigir o desalinhamento dos olhos.
Quando a diplopia é causada por traumas, doenças neurológicas ou autoimunes, a melhora pode ocorrer com o tratamento adequado dessas condições.
Não deixe que a visão dupla prejudique sua qualidade de vida. Tome uma atitude agora e recupere sua visão nítida e saudável. Agende uma consulta com a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração.
Leia também: