Lente monofocal para catarata: visão clara para uma vida mais nítida
Postado em: 09/10/2023
A catarata é uma condição ocular caracterizada por uma área turva e indolor no cristalino (lente natural do olho), que bloqueia a passagem da luz para a retina. Isso resulta em problemas de visão, uma vez que as células nervosas da retina não conseguem enviar sinais claros ao cérebro sobre o que o olho vê.
Embora seja mais comum em pessoas com mais de 50 anos, a catarata pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas, em geral, se desenvolvem gradualmente e podem passar despercebidos no início, tornando-se mais perceptíveis à medida que a condição progride.
À medida que a catarata avança, o cristalino torna-se cada vez mais opaco, resultando em perda de qualidade na visão e, nos estágios mais avançados, pode levar à cegueira. A boa notícia é que existe uma solução: a cirurgia é um procedimento eficaz para tratar a catarata e restaurar a visão.
Implante de lentes intraoculares
Na cirurgia de catarata, o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular artificial (LIO), que representa uma inovação tanto na correção visual quanto na qualidade da visão proporcionada.
As LIO padrão, conhecidas como lentes monofocais, são amplamente utilizadas para tratar catarata. Estes implantes têm um ponto focal que pode melhorar a visão em uma distância específica, seja de perto ou de longe, mas para outras distâncias, os óculos ainda podem ser necessários.
Características das LIOs monofocais
As lentes intraoculares monofocais são o tipo mais comum utilizado na cirurgia de catarata. Quando a luz passa por uma lente monofocal, ela é direcionada para um único ponto de foco na retina.
A luz não pode ser focada em objetos distantes e próximos ao mesmo tempo, então isso significa que uma lente monofocal pode corrigir a visão a uma distância, proporcionando boa percepção visual para perto ou longe.
Alguns pacientes que escolhem esta opção desejam ver à distância, o que lhes permite realizar atividades como dirigir e assistir TV. Eles geralmente precisam usar óculos para ajudar nas tarefas de visão de perto, como ler, cozinhar e trabalhar no computador.
Escolhendo a distância certa
Embora muitos cirurgiões optem pelo implante de lentes monofocais para correção da visão à distância, também é possível escolher uma lente monofocal para correção da visão de perto. No entanto, para outras distâncias, o uso de óculos é necessário.
A decisão entre visão de perto ou de longe depende do estilo de vida e das necessidades visuais do paciente. Essa decisão deve ser tomada em conjunto com o cirurgião, após consulta detalhada.
Lente intraocular monofocal tórica
Indicadas para astigmatismo moderado a alto, essas lentes reduzem a dependência de óculos para visão à distância após a cirurgia de catarata. É possível que seja necessário usar óculos para leitura e visão de perto.
Lente intraocular monofocal não-tórica
Recomendadas para baixo astigmatismo (geralmente abaixo de 1) ou correção de miopia leve a moderada, essas lentes podem exigir óculos para leitura e visão de perto após a cirurgia de catarata, assim como as lentes monofocais tóricas.
Lentes trifocais
Além de tratar a catarata, as LIOs trifocais permitem ver em todas as distâncias, podendo ser diminuída a necessidade de óculos para atividades diárias. Elas também podem corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo, além de tratar a presbiopia, proporcionando independência de óculos ou lentes de contato.
Recupere a nitidez da sua visão e redescubra a vida sem catarata. Consulte a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração.
Leia também:
As melhores técnicas cirúrgicas para a correção da catarata com lentes premium