O que pode piorar a catarata?
Postado em: 15/03/2023
A catarata ocorre quando o cristalino do olho começa a ficar opaco, provocando visão embaçada e falta de nitidez. A principal causa da opacidade é o envelhecimento, mas existem casos adquiridos e congênitos (no nascimento).
Alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, piora da miopia, percepção de cores desbotadas e dificuldade para realizar atividades rotineiras também estão entre suas manifestações.
Seus efeitos iniciais costumam ser brandos e, por isso, os portadores da catarata não percebem tão rapidamente. Com a evolução das fases, os sinais promovem a perda gradativa da qualidade na visão, podendo levar à cegueira.
É uma manifestação multifatorial, ou seja, há diversos fatores que podem motivar o surgimento do problema, sendo mais comum o envelhecimento do cristalino, que ocorre pela idade. Mas a catarata pode estar associada a alterações metabólicas (como o diabetes), mais associadas à mulher em meia idade, doenças oculares inflamatórias, uso de medicações em excesso como corticóide.
Algumas medidas preventivas podem ser realizadas para reduzir fatores de risco para o desenvolvimento da catarata. Reduzir o tabagismo, proteger-se contra a radiação ultravioleta (principalmente UVB) e traumas, controlar o Diabetes Mellitus e evitar o uso de corticoides.
Para diagnóstico e tratamento da catarata, consulte a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Óptica Cirúrgica e Cirurgia de Catarata e Retina com lentes de tecnologia avançada e em Neuroftalmologia.