O que causa a visão dupla? Ela é sempre um alerta?
Postado em: 30/03/2023
Na visão dupla ou também chamada de diplopia, algum fator distorce a trajetória que a luz faz até a retina, resultando que ao olhar para um objeto ocorre a formação de duas ou mais imagens, sendo uma mais nítida e as outras com qualidade inferior.
O quadro pode se manifestar de duas formas:
- Diplopia monocular: somente um olho se encontra aberto, mais comumente provocada por catarata, astigmatismo e distorções na córnea;
- Diplopia binocular: ambos os olhos estão abertos, pode ser causada por diversos motivos, que basicamente gera um desalinhamento do olhar conjugado, um dos dois olhos não está realizando um movimento simétrico em relação ao olho contralateral, como paralisia dos nervos que controlam os músculos que movem os olhos; danos no processo de comunicação entre nervos e músculos (miastenia); obstrução mecânica que impede a mobilidade ocular por um trombo ou inflamação no seio cavernoso, ou ápice orbitário.
Visão dupla sempre é um sinal de alerta, pois muitas das causas desse quadro podem ser graves. Você deve procurar auxílio de urgência nas seguintes condições:
- Se há sintomas que indicam alguma disfuncionalidade nervosa, como dor de cabeça ou dormência
- Dor nos olhos
- Projeção do olho para frente ou retração orbitária
- Lesão recente no olho ou na cabeça
- Olho torto (estrabismo súbito) , paralisia do olhar
De todo modo, ao sinal de visão dupla, procure um médico. A Dra. Medeia Coradini é Neuroftalmologista e pode te ajudar. Entre em contato e agende sua consulta!