Óculos de leitura: Como escolher o melhor para você?
Postado em: 21/11/2023
Selecionar óculos para correção da visão durante a leitura pode parecer uma tarefa desafiadora, devido à variedade de opções de armações, lentes e revestimentos disponíveis. Neste artigo, vamos destacar os principais pontos a serem considerados na hora de escolher seus óculos de leitura.
Óculos personalizados
Caso você tenha uma prescrição diferente em cada olho, miopia ou astigmatismo, os óculos prontos podem não atender às suas necessidades. Com óculos personalizados, um médico oftalmologista indicará lentes com base no seu diagnóstico, incluindo a distância entre as pupilas. Suas pupilas devem estar alinhadas com o centro óptico das lentes para obter a melhor correção de visão.
Selecione o design de lente correto
As lentes dos óculos para leitura se enquadram em algumas categorias, e a escolha depende da correção visual que você precisa.
- Lentes monofocais: são projetadas para corrigir a visão à distância, mas podem ser ajustadas para qualquer foco, incluindo visão de perto ou intermediária, conforme necessário.
- Lentes bifocais: oferecem correção para leitura na metade inferior da lente e outra para distância na parte superior.
- Lentes multifocais: apresentam uma transição suave entre áreas focais distantes e próximas, sem linhas divisórias visíveis.
Conte com a orientação do seu oftalmologista para orientá-lo sobre o design de lentes mais adequado para sua visão.
Tipos de lentes
Existem duas categorias de materiais utilizados na fabricação das lentes: minerais (cristal) e orgânicos (compostos poliméricos, como acrílico, policarbonato e resina). As lentes de cristal – ou vidro – são indicadas para prescrições de alto grau, oferecendo qualidade óptica e resistência a arranhões. Entretanto, elas não são adequadas devido ao peso, que pode causar desconforto na região nasal, além de apresentar risco de quebra.
Lentes de resina são as mais comuns e leves, embora possam arranhar com mais facilidade. Por outro lado, se você passa muito tempo ao ar livre ou deseja lentes resistentes à quebra, o policarbonato é uma escolha segura e leve, tornando-as ideais para atletas e crianças. O Trivex é outro material de lente resistente a impactos, que é mais leve e provoca menos distorção quando comparado ao policarbonato.
A espessura da lente desempenha um papel importante no custo, estética e conforto. Quanto maior o índice de refração, conhecido como “alto índice”, menor será a espessura da lente, melhorando a estética e o conforto dos óculos, embora isso possa resultar em um custo mais elevado.
Revestimentos protetores podem fazer com que seus óculos durem mais
- Revestimentos anti-riscos representam um investimento inteligente para aumentar a durabilidade dos seus óculos, especialmente em lentes de plástico, como policarbonato e Trivex, que tendem a riscar facilmente.
- Os revestimentos antirreflexos reduzem o brilho e os reflexos perturbadores na superfície dos óculos. Se você é míope e precisa de lentes de alto índice, que têm maior probabilidade de apresentar problemas de ofuscamento, esse revestimento é útil. Colabora, também, na nitidez e no conforto ao usar telas. Quanto maior o grau, mais aconselhável é a aplicação desse tratamento.
- Lentes fotocromáticas protegem os olhos da luz UV (ultravioleta). Existem normas internacionais que classificam essas radiações e recomendam o uso de filtro UV. Eles escurecem automaticamente à luz do sol, o que é conveniente se você for sensível à luz ou planeja usar os óculos ao ar livre.
Invista na saúde dos seus olhos hoje! Entre em contato com a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração. Marque sua consulta hoje e dê um passo importante em direção à saúde ocular.
Leia também:
Visão renovada: o papel do implante de lente intraocular na cirurgia de catarata