Quais São os Sinais de Alerta de Problemas de Processamento Visual em Crianças?

Postado em: 23/05/2025

Muitas crianças apresentam dificuldades na escola que, à primeira vista, podem parecer falta de atenção, preguiça ou até desinteresse. No entanto, esses comportamentos podem esconder algo mais específico: um problema no Processamento Visual.

Quais São os Sinais de Alerta de Problemas de Processamento Visual em Crianças

Como neuro-oftalmologista, vejo com frequência crianças encaminhadas por escolas ou profissionais da educação com queixas de rendimento abaixo do esperado, leitura lenta e escrita desorganizada. 

Sinais como esses, quando persistentes, merecem investigação adequada, pois podem indicar alterações na forma como o cérebro interpreta as imagens captadas pelos olhos.

A seguir, confira mais detalhes sobre alguns dos principais sinais que podem indicar problemas de processamento visual!

O que é processamento visual e por que ele é tão importante?

OProcessamento Visual é a habilidade do cérebro de interpretar o que os olhos veem

Não basta enxergar com nitidez: é preciso organizar, identificar, diferenciar e lembrar imagens e informações visuais para realizar tarefas cotidianas.

Essa função é essencial para a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, a orientação espacial e até para habilidades motoras. 

Quando há falhas nesse sistema, a criança pode ver o mundo de forma confusa e desorganizada, afetando diretamente seu desempenho escolar e sua autoestima.

Quais os sinais de alerta mais comuns que pais e professores devem observar?

Alguns comportamentos são frequentes em crianças com dificuldades no processamento visual

Embora possam variar em intensidade, eles geralmente seguem um padrão e aparecem em mais de um contexto. 

Fique atento a sinais como:

  • Troca ou inversão de letras e números, como confundir “b” com “d” ou “6” com “9”.
  • Leitura muito lenta, com pausas frequentes ou pulando linhas ou palavras.
  • Dificuldade para copiar da lousa, com erros ou omissão de partes do texto.
  • Cansaço visual precoce, com queixas de dor de cabeça ou “olhos pesados” após atividades escolares.
  • Desorganização ao escrever, com letras irregulares e desalinhadas no caderno.
  • Problemas para reconhecer padrões ou formas semelhantes, mesmo com boa acuidade visual.
  • Baixa coordenação olho-mão, que dificulta o recorte, o desenho ou esportes.
  • Falta de atenção em tarefas visuais, especialmente aquelas que exigem concentração por mais tempo.

Esses sinais podem aparecer isoladamente ou em conjunto, e costumam persistir mesmo com acompanhamento pedagógico ou uso de óculos comuns.

Quando procurar a neuro-oftalmologia?

Se esses comportamentos forem frequentes e causarem impacto na rotina escolar ou familiar, a avaliação com uma neuro-oftalmologista é altamente recomendada. 

Ao contrário do exame oftalmológico tradicional, que mede apenas o grau dos olhos, a avaliação de processamento visual investiga como os olhos e o cérebro da criança estão trabalhando juntos.

Durante a consulta, serão aplicados testes específicos para rastrear possíveis dificuldades na coordenação ocular, percepção de profundidade, rastreamento visual, fusão binocular e memória visual. 

A partir desses dados, é possível entender se a criança está tendo dificuldades porque não interpreta corretamente o que vê — mesmo que enxergue bem.

Como o diagnóstico pode ajudar?

Ao identificar um problema no processamento visual, é possível propor um plano de intervenção individualizado. 

Esse plano pode incluir:

  • Exercícios de reabilitação visual para fortalecer habilidades específicas;
  • Adaptações no ambiente escolar, como uso de textos com maior espaçamento ou marcação de linhas;
  • Encaminhamento para profissionais complementares, como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais;
  • Acompanhamento periódico para avaliar a evolução.

Reconhecer um ou mais sinais de problemas de processamento visual o quanto antes é uma forma de apoiar a criança em seu desenvolvimento, evitando frustrações e promovendo mais segurança e autonomia no processo de aprendizagem.

Estou à disposição para ajudar a entender as demandas do seu pequeno. Entre em contato para marcarmos uma consulta!

Dra. Medéia Coradini

Oftalmologista especialista em Neuro-oftalmologia, Cirurgias de Catarata com lentes de tecnologia avançada e Cirurgiã de Retina.

CRM: 161.100 | RQE: 100.683

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