Qual é o exame que detecta a catarata?
Postado em: 27/03/2023
A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Ela causa a opacidade do cristalino, lente natural dos olhos responsável pela focalização das imagens e, apesar de no início gerar apenas um desconforto visual, leva à diminuição progressiva da visão. Geralmente começa seus estágios mais brandos a partir dos 45 anos e tende a se agravar após os 50 ou 60.
A dificuldade para executar atividades do dia a dia, como leitura, é um dos primeiros sintomas percebidos pelo paciente. Outras ocorrências comuns são: sensação de visão embaçada, sensibilidade à luz, alteração contínua da refração (grau dos óculos), percepção de que as cores estão desbotadas, piora da miopia e até cegueira.
É importante reforçar que somente um oftalmologista poderá confirmar o diagnóstico, por meio de exames específicos.
Oftalmoscopia: exame mais detalhado, solicitado pelo médico oftalmologista como forma de observar a fundo os detalhes do globo ocular que podem ser importantes no diagnóstico da catarata.
Exame de lâmpada de fenda: o oftalmologista utiliza um maquinário com uma luz pontual, que fornece mais detalhes sobre as características, localização e extensão da opacidade.
Tonometria: tem como objetivo medir a pressão ocular, que também é chamada de pressão interna do globo ocular. Quando a pressão está alta ela pode ser prejudicial ao seu nervo e alterar a visão. Por isso esse é um exame tão importante para o diagnóstico da doença.
Como anda sua saúde ocular? Entre em contato e agende uma consulta com a oftalmologista Dra. Medéia Coradini.