Tipos de Catarata e Como Elas Afetam Sua Visão
Postado em: 16/05/2024
Você sabia que a Catarata é uma das maiores causas de perda de visão, especialmente conforme vamos envelhecendo? Basicamente, essa é a condição que ocorre quando o cristalino, a lente natural dentro dos olhos, começa a ficar opaco. Felizmente, é possível tratar esse quadro com a ajuda de um oftalmologista qualificado.
Hoje, vamos conversar sobre os diferentes tipos de catarata e como eles podem afetar nossa visão. Continue conosco para conferir! Vamos lá?
Conheça os principais tipos de catarata
Catarata nuclear
É o tipo mais ligado à idade. Acontece no centro do cristalino e pode fazer com que ele endureça, alterando um pouco a sua visão de longe. É por isso que às vezes, à noite, a visão parece mais embaçada.
Catarata cortical
Essa modalidade se forma nas bordas do cristalino e vai se espalhando para o centro. Quem tem diabetes pode ser mais suscetível a esse tipo de “Catarata”. Ela afeta a percepção do brilho das luzes e pode tornar difícil distinguir contrastes.
Catarata subcapsular posterior
Desenvolve-se na parte de trás do cristalino, bem no caminho da luz que entra no olho. É comum em pessoas que usam esteroides por muito tempo ou têm miopia alta. Esse tipo pode progredir rapidamente e dificultar a leitura ou a visão em ambientes muito iluminados.
Catarata congênita
Alguns bebês já nascem com catarata ou a desenvolvem na infância. Ela pode ser hereditária ou causada por uma infecção durante a gravidez.
O impacto na visão varia; em alguns casos, pode ser leve, mas em outros, pode levar a problemas mais sérios como a ambliopia, que você pode conhecer como “olho preguiçoso”.
Como identificar e tratar a catarata?
Os sintomas variam, mas os mais comuns incluem visão embaçada, sensibilidade a luz, cores desbotadas e a necessidade de trocar frequentemente os óculos. A principal forma de tratamento é a cirurgia de catarata, que é bem segura e eficaz.
No procedimento, o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular artificial, clareando novamente sua visão.
Entender sobre a saúde dos seus olhos pode fazer você se sentir mais seguro e no controle. Então, se você ou alguém próximo está percebendo mudanças na visão, por que não consultar um oftalmologista? Uma simples visita pode esclarecer muitas dúvidas e, se necessário, iniciar o tratamento adequado para a catarata!
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Não deixe de conferir mais informações no site da Dra. Medéia!
Dra. Medéia Coradini
Oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Cirurgias de Catarata e Retina
CRM: 161.100 | RQE: 100.683
Leia também: