Visão renovada: o papel do implante de lente intraocular na cirurgia de catarata
Postado em: 02/10/2023
Na cirurgia de catarata, o cristalino, que é a lente natural dos olhos, é substituído por uma Lente Intraocular (LIO). Para esse procedimento, existem diversos tipos de lentes disponíveis, que não apenas tratam a catarata, mas também podem corrigir outros problemas oculares, como erros refrativos.
O paciente com catarata tem o cristalino opaco. Neste texto, vamos explorar o implante de lente intraocular na cirurgia de catarata e os vários modelos de lentes que podem ser empregados no procedimento. Continue a leitura para entender as particularidades de cada modelo e seu impacto na visão pós-cirurgia.
Implante de lente intraocular na cirurgia de catarata
A catarata é uma condição ocular que tipicamente se desenvolve em pessoas com mais de 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida. Seus sintomas costumam ser graduais. No início, inclusive, podem ser imperceptíveis, mas começam a incomodar a visão ao longo do tempo, conforme sua evolução. Esse problema prejudica o cristalino, uma estrutura interna dos olhos que atua como uma lente.
Com o avanço da catarata, essa estrutura começa a ficar cada vez mais opaca, provocando perdas na qualidade da visão e levando à cegueira em seus estágios mais avançados. A solução, porém, já existe: trata-se de um procedimento cirúrgico, rápido, seguro e com uma recuperação simples.
As Lentes Intraoculares (LIOs) são implantes permanentes utilizados na cirurgia de catarata para substituir o cristalino natural do olho, que foi afetado pela opacidade. Durante o procedimento, o cristalino opaco é removido e a lente intraocular é inserida em seu lugar.
Em geral, as lentes intraoculares são confeccionadas com um material sintético macio e biocompatível. Uma LIO possui um diâmetro que varia entre 11 e 13 mm, enquanto a espessura da lente pode ser adaptada de acordo com a correção necessária. O poder corretivo da lente intraocular é calculado individualmente e pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada olho. É importante destacar que as LIOs são transparentes, tornando-as imperceptíveis a olho nu.
Essas lentes são tecnologicamente inovadoras e proporcionam avanços significativos na correção visual e na qualidade da visão após a cirurgia.
Diferentes tipos de lentes intraoculares
Hoje, existem diversos tipos de lentes intraoculares disponíveis. Elas podem ser divididas em lentes intraoculares padrão e avançadas, conhecidas também como lentes intraoculares de alta performance.
As lentes intraoculares padrão são os implantes mais comumente usados no tratamento da catarata. Eles têm um ponto focal e podem melhorar a visão a uma distância: longe ou perto. Essas lentes são chamadas de lentes monofocais. Para as outras distâncias, o paciente ainda pode precisar usar óculos.
As versões avançadas das lentes intraoculares proporcionam vantagens adicionais que vão além do tratamento da catarata. Elas oferecem a possibilidade de depender menos de óculos para algumas atividades. Essas lentes incluem as chamadas lentes multifocais, Extended Depth of Focus (EDoF) – Profundidade de foco estendida e asféricas ou tóricas.
As lentes intraoculares multifocais apresentam dois ou três pontos focais e restauram a visão a mais de uma distância, dando ao paciente a chance de depender menos dos óculos. Essas lentes multifocais incluem LIOs bifocais e trifocais, sendo que as últimas representam a tecnologia mais avançada.
As lentes intraoculares EDoF também fornecem grande independência dos óculos, enquanto induzem menos efeitos colaterais visuais à noite, em comparação com as versões multifocais.
Recursos adicionais em LIOs avançadas, como funções asféricas ou tóricas, oferecem vantagens adicionais para os pacientes: LIOs tóricas permitem a correção de astigmatismo pré-existente, enquanto LIOs asféricas podem melhorar a qualidade geral da imagem de sensibilidade ao contraste.
Se você está considerando a cirurgia de catarata ou deseja saber mais sobre as opções de lentes intraoculares, entre em contato com a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração.
Leia também: