Visão turva? Descubra por que a cirurgia de catarata é a solução!
Postado em: 07/08/2023
Imagine o que é conviver com uma “névoa” constante sob os olhos que te impede de ler, dirigir e realizar tarefas diárias. Essa é a realidade das pessoas diagnosticadas com catarata.
A condição ocular provoca uma perda progressiva da transparência do cristalino causada por uma “opacidade”. É responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa 20 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas pode ser corrigida.
Quando se trata de catarata, já está mais do que comprovado que os remédios oftalmológicos são apenas medidas paliativas. A perda das funções do cristalino faz com que essa estrutura precise ser removida. Somente a cirurgia consegue tratar a condição e devolver ao paciente a qualidade da visão por completo.
Como é feita a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na remoção do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular (LIO) em seu lugar – que será responsável por desempenhar a função do cristalino.
Além de recuperar a acuidade visual, o procedimento cirúrgico possibilita corrigir também problemas de refração ocular.
Facoemulsificação é o método predominante para tratar a catarata atualmente. Utiliza um ultrassom para fragmentar o cristalino danificado e, em seguida, aspirar essas pequenas partículas antes da implantação da prótese artificial. Posteriormente, uma lente intraocular é implantada.
Esse processo é realizado com uma caneta do aparelho de facoemulsificador e microinstrumentos, manipulando a catarata através de cortes minúsculos, permitindo uma cirurgia sem pontos na maioria dos casos.
Outra abordagem é o Laser Femtosegundo, que dispensa o uso do bisturi. Na cirurgia a laser, o próprio laser é o responsável pelo corte, que oferece mais precisão.
Após a realização da incisão, ambos os procedimentos são parecidos, pois é feita a retirada do cristalino e a inserção da nova lente intraocular.
Quanto tempo dura o procedimento?
Mesmo que o paciente tenha opacificações em ambos os olhos, a cirurgia de catarata só pode ser realizada em um olho de cada vez. O procedimento é considerado rápido, sendo executado em torno de 10 a 20 minutos, sob anestesia local, por meio de colírio e sedação.
O que é catarata?
A catarata se desenvolve no cristalino, lente natural dos olhos. De forma progressiva, o cristalino vai perdendo a sua transparência e ficando turvo. A córnea e a visão do paciente vão ficando cada vez mais prejudicadas pela opacidade, que pode ser parcial ou total.
Pode ser causada por envelhecimento, diabetes e até pelo uso incorreto de colírios. Entre os sintomas estão: sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem cerca de 550 mil novos casos de catarata no Brasil por ano.
Principais sintomas
A visão opaca e turva é considerada a característica mais frequente da catarata em todo o mundo. Mas, é claro que esses sinais não são os únicos.
Veja alguns dos indícios de que você pode estar com catarata:
- Alteração constante dos erros de refração ocular (grau dos óculos);
- Diminuição da sensibilidade às cores e contrastes;
- Diminuição da visão noturna;
- Dor nos olhos;
- Enxergar brilhos e halos;
- Enxergar vultos;
- Visão dupla;
- Vista nebulosa;
- Vista opaca;
- Sensibilidade à luz.
Para quem a cirurgia de catarata é indicada?
A cirurgia é um tratamento que costuma ser recomendado para todos aqueles que possuem o diagnóstico. Não existe um momento adequado para que ela possa ser realizada. No entanto, é imprescindível o acompanhamento médico para decidir o melhor momento para realizar a cirurgia de catarata.
A Dra. Medéia Coradini é médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com Lentes Intraoculares de última geração. Clique aqui e agende sua consulta!
Leia também:
As melhores técnicas cirúrgicas para a correção da catarata com lentes premium