Presbiopia: Entendendo a visão de perto com a idade
Postado em: 07/11/2023
A presbiopia ocorre quando seus olhos perdem gradualmente a capacidade de enxergar objetos próximos de forma nítida. É causada pela perda da elasticidade do cristalino dentro do olho devido ao envelhecimento natural, começando a partir dos 40 anos. Como resultado, você descobrirá que segura os materiais de leitura mais longe para vê-los com clareza. Pode acontecer junto com a miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
O que causa a presbiopia?
O cristalino, conhecido também como a lente natural do olho, está localizado atrás da íris e tem a função de ajustar sua forma para focalizar a luz na retina, possibilitando assim a visão.
Quando somos jovens, essa lente é macia e flexível, mudando facilmente de formato, o que nos permite focar em objetos próximos e distantes. Após os 40 anos, o cristalino fica mais rígido e perde a capacidade de mudar de forma com facilidade. Isso torna mais desafiadora a realização de tarefas como ler, enfiar a linha na agulha e usar smartphones.
Não é possível interromper ou reverter o processo natural de envelhecimento que causa a presbiopia. No entanto, a condição ocular pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.
Sintomas da presbiopia
Os sinais da presbiopia normalmente envolvem uma deterioração gradual da capacidade de ler ou fazer trabalhos de perto. Entre os mais comuns estão:
- Dificuldade em enxergar letras e imagens pequenas;
- Visão borrada;
- Dores de cabeça e cansaço visual;
- Necessidade de afastar o material que está lendo;
- Apertar os olhos.
Tratamento da presbiopia
Se a presbiopia for o seu único problema de visão, os óculos podem ser tudo o que você precisa. Os óculos de leitura ajudam a corrigir problemas de visão de perto, desviando (refratando) a luz antes que ela entre no olho. O grau dos óculos de leitura deve ser determinado por um exame oftalmológico.
Lentes bifocais ou trifocais
Se você já usa óculos para outros problemas de visão, pode ser necessário lentes bifocais ou trifocais agora.
- Lentes bifocais corrigem a visão de perto e de longe. Uma linha, que pode ou não ser visível, divide a lente em duas seções. A parte inferior da lente auxilia na visão de perto, enquanto a parte superior corrige a visão para permitir que você veja objetos distantes;
- Lentes multifocais possuem três áreas de lente para corrigir visão de perto, de médio alcance e de longe.
Lentes de contato
Algumas pessoas preferem usar lentes de contato em vez de óculos para corrigir a presbiopia. Existem dois tipos de lentes de contato que podem ser usadas:
- Contatos de monovisão: corrigem um olho para visão de longe e o outro para visão de perto. É necessário se adaptar às lentes de monovisão e treinar o cérebro para ver dessa forma. Pode haver uma perda na capacidade de avaliar distância ou velocidade de objetos com lentes de monovisão.
- Contatos multifocais: essas lentes possuem vários anéis ou zonas definidas em diferentes potências. Com este design, é possível usar a visão de perto e de longe ao mesmo tempo. O cérebro aprende a selecionar automaticamente o foco correto para o que se deseja ver.
Cirurgia
Cirurgia refrativa: algumas pessoas decidem realizar uma cirurgia para alcançar a monovisão. Isso pode reduzir a necessidade de óculos para objetos próximos e distantes. Utilizando um laser, o oftalmologista remodela a córnea para proporcionar visão clara ao longe em um olho e visão de perto no outro. Em muitos aspectos, é como usar lentes de contato de monovisão. Seu oftalmologista pode sugerir que você experimente lentes de monovisão antes da cirurgia LASIK. Dessa forma, você poderá determinar se a monovisão é uma opção confortável para você.
Se você está lidando com problemas de visão de perto devido à presbiopia, não hesite em agendar uma consulta com a Dra. Medéia Coradini, médica oftalmologista especialista em Neuroftalmologia, Óptica Cirúrgica/Catarata e Retina Cirúrgica com lentes de tecnologia avançada. Ela realiza a Cirurgia de Catarata, trabalhando com lentes intraoculares de última geração.
Leia também: